sábado, 14 de maio de 2011

Ser nerd

Ser nerd atualmente é uma barbada. Tem até série vangloriando esta condição. Creio que este fator foi fundamental para nossa evolução. Talvez o reconhecimento do problema dos bullies tenha ajudado.

Esses dias, passando por uma praça, vi dois adolescentes jogando Magic... em plena luz do dia!! Na rua!! Na minha época de adolescente, lá pelos idos dos anos 90, era jogador assíduo de GURPS e AD&D. Mas quase ninguém sabia disso, apenas o grupo seleto com quem eu jogava. E nunca imaginaria em fazer uma coisa destas em público. Escondíamos em catacumbas e quartos isolados, janelas fechadas, meia-luz para enfrentar orcs, goblins e fugir de calabouços e dragões. No máximo, enfrentávamos a luz do dia para ir até a loja Planeta Proibido, ali no centro, para assistirmos alguma partida, mas nunca nos expusemos muito. Era questão de vida ou morte. Às vezes nos refugiávamos no fliperama, mas sempre nas máquinas mais ao fundo, longe da entrada para não ficarmos muito na vista. Andar com um gibi de quadrinhos debaixo do braço em plena luz do dia era sentença de morte. Íamos sorrateiramente até a locadora de games, e voltávamos esgueirando-nos pelas marquises, com o jogo enfiado dentro do casaco para ninguém ver. Jogadores de videogame eram considerados seres inferiores, que não saíam de casa e não gostavam de pessoas.

Hoje agora é beeem diferente! Nerds são vangloriados e até quem não é nerd se acha no direito de se passar por um. Estes nerds posers não sabem pelo que tivemos que passar para sermos considerado gente. Agora qualquer um que use uma camiseta do lanterna verde é considerado nerd... bom, antigamente isso também acontecia, mas em vez de sermos destacado na multidade e considerado cool, nossa classificação ficava entre uma barata e aquela babinha seca que fica no canto da boca num dia quente.

Então, amigo nerd, hoje, quando vestir aquela sua camiseta do Wolverine, lembre-se do sofrimento que seu povo teve que passar para você usar esta roupa com orgulho e sem medo de ser ridicularizado na rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário